Blog Publicidade e Propaganda

Chegou a hora, de novo, de reinventar.

  - Publicidade: Atividade profissional dedicada à difusão pública associadas a empresas, produtos ou serviços. Propaganda: Modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação

Publicidade: Atividade profissional dedicada à difusão pública associadas a empresas, produtos ou serviços. Propaganda: Modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação

 

Por Júlio Santana

Reinventar é uma necessidade cíclica na publicidade. A evolução dos meios de comunicação, as novidades tecnológicas, novas maneiras de se ver velhas coisas, a dinâmica das marcas, as mudanças de preferências, a conjuntura econômica, a mobilidade social, a concorrência, o nível de exigência dos mercados, o humor das pessoas. Tudo o que acontece a todo momento impele à necessidade de reinvenção. E com isso as ondas de modelos de “como chegar até o cérebro do consumidor” vão se sucedendo e ditando necessariamente a evolução daqueles que fazem a indústria da comunicação funcionar a serviço de quem procura um lugar ao sol, por pelo menos na próxima estação.

A cara da mídia muda, porque o meio muda, se expande, se reinventa.

A cara do discurso muda, porque o meio muda.

A necessidade de reinventar é cada vez mais veloz, porque o acesso à informação mudou e acelerar conclusões é a nova realidade.

E quem está disposto a pagar a conta desta velocidade? Se por um lado demanda-se cada vez mais das agências de propaganda, de conteúdo, de mídia, de relacionamento, de pesquisa, de monitoramento de mercado, de inovações, de outro lado corta-se cada vez mais a verba, corta-se investimento, os resultados devem ser para ontem e a qualquer tropeço tudo que se fez é questionado.

Reinventa-se então o modelo de relacionamento entre a agência de propaganda e o anunciante. O modelo agora é ainda mais focado em resultado, em parceria, em agilidade e em transparência. Tudo junto, tudo rápido, tudo mutante.

Mas com tanta reinvenção não se pode perder o horizonte lá na frente, que inclui o planejamento, o posicionamento e o atendimento a uma grande parcela do mercado, que diferentemente do que se pensa continua prestando atenção no que sempre foi determinante para a liderança das empresas: respeito nas relações, oferta de soluções, adequação de custos, qualidade dos serviços, honestidade, pontualidade e profissionalismo.

Reinventar e manter a essência. Esse é o desafio do momento. Vamos mais uma vez encontrar o jeito certo de conduzir e esperar pela próxima demanda.

 

Júlio Santana é dono de vasta experiência na área administrativa, publicitário formado pelo mercado, professor universitário  e diretor da Time Propaganda.

ÚLTIMAS POSTAGENS EM Publicidade e Propaganda

COPYRIGHT © 2015 TUDOECONOMICO.COM | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS