Coluna por Airton Feitosa

Piauí: um timoneiro na geração solar fotovoltaica

  - É engenheiro eletricista. Atua nas áreas de Gerência Administrativa, Geração, Transmissão, Manutenção e Operação de Sistema Eletroenergético.  Foi gerente de Operação Regional da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf.

É engenheiro eletricista. Atua nas áreas de Gerência Administrativa, Geração, Transmissão, Manutenção e Operação de Sistema Eletroenergético. Foi gerente de Operação Regional da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf.

PIAUÍ: UM TIMONEIRO NA GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA

*Por Airton Freitas Feitosa

Num recente relatório da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) chegou-se aos números atualizados da Matriz Energética Brasileira onde constam instalados 2.056 MW de geração solar fotovoltaica conectada ao Sistema Interligado Nacional. De forma que, a Fonte Solar Fotovoltaica atingiu, neste mês de março, a sétima posição na geração de energia elétrica do Brasilultrapassando, inclusive, a Fonte Nuclear que conta hoje com uma geração de 1.990 MW através das Usinas Nucleares de Angra I e Angra II.

Nesse estudo, um dado de grande monta! Em nove estados da federação já estão instaladas Usinas Solares Fotovoltaicas de grande porte, com notoriedade para o Piauí, Minas Gerais e Bahia.

Assim, o Piauí, que na década de 70 teve um marco destacável no Nordeste com o advento da Usina Boa Esperança, cujas Turbinas movidas pelo leito caudaloso do Rio Parnaíba passaram a gerar energia elétrica numa época em que ainda prevalecia a luz da lamparina, ressurgiu para o mundo, depois de um longo período adormecido num berço explêndido, como um potencial na geração de energia elétrica. Hoje, à frente do Ceará, o Piauí tornou-se o terceiro maior produtor de energia solar fotovoltaica do país com uma potência instalada de 689,9 MW ficando atrás apenas de Minas Gerais, com 693,7 MW, e Bahia, com 776,9 MW.

Contudo, tendo-se uma adequada gestão de governo nesta área e a dotação da infraestrutura necessária, o capitaneamento da tecnologia da geração de energia elétrica através da instalação de grandes indústrias deste setor proporcionará ao Piauíalçar grandes voos. A absorção do capital humano produzido nas universidades locais será um grande diferencial para se romper barreiras ainda maiores transformando o vento e a radiação solar aqui existente em desenvolvimento e propiciando assim a geração de renda e mais qualidade de vida para um povo tão carente.

Por fim, o indispensável conhecimento da operação do sistema elétrico aqui já está disponível. Basta apenas reconhecê-lo e dotá-lo da infraestrutura necessária. De forma que, bastará ligar mais um fio e fazer do Piauí o timoneiro da nação na geração de energia elétrica produzida de maneira renovável, limpa e sustentável.

http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/fonte-solar-fotovoltaica-assume-7a-posicao-na-matriz-eletrica-brasileira-e-ultrapassa-nucleares.html

*Airton Freitas Feitosa é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e empregado da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf há 32 anos. Tem Extensão Universitária nos Cursos de Atualização para Engenheiros de Empresas de Energia Elétrica promovido pela Universidade Federal de Pernambuco, Desenvolvimento de Líderes e Formação de Gestores pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo e Programa Líder para Gestores pela Universidade Corporativa do Sistema Eletrobras. Tem o Curso Gerencial APG Sênior pela Amana-Key. É Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade do Estado da Bahia e em Gestão e Liderança para o Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas. Na Chesf ocupou os seguintes cargos de gestão: Gerente do Serviço de Manutenção e Reparos Elétricos da Usina de Sobradinho, Gerente do Serviço de Manutenção e Reparos Elétricos das Usinas Piloto, Paulo Afonso I, Paulo Afonso II, Paulo Afonso III, Paulo Afonso IV e Apolônio Sales, Assessor da Gerência Regional de Operação de Paulo Afonso e por último Gerente Regional de Operação da Chesf no Piauí, no período 2005/2015.

ÚLTIMAS POSTAGENS EM Airton Feitosa

COPYRIGHT © 2015 TUDOECONOMICO.COM | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS