Estado trabalha para reativação de centro de lapidação em Pedro II

O espaço deve ofertar cursos gratuitos de lapidação mineral, com foco na opala.

Teresina, PI - Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedet) visitaram a sede do Centro de Tecnologia e Artefatos Minerais (Cetam), em Pedro II, nesse fim de semana. O espaço tem o objetivo de proporcionar cursos gratuitos para interessados em aprender sobre a lapidação mineral, com foco na opala. É uma forma de integrar a comunidade, estimulando a aprendizagem de uma nova profissão.

O atual superintendente do Desenvolvimento Econômico, Landerson Carvalho, avaliou a estrutura física e os processos para que, em breve, ocorra a revitalização da escola. “Realizamos um levantamento de todas as necessidades que o Cetam vem passando nesses últimos anos. A nossa missão nessa  visita foi de fato conhecer em que circunstância a escola se encontra, e, assim, trabalhar para a regularização do local”, afirma Landerson.

Para Juscelino Aragão, empresário do setor no município, é importante formar cada vez mais profissionais atuantes neste segmento promissor. “Precisamos de pessoas qualificadas em lapidação mineral, necessitamos gerar novos profissionais. Toda essa cadeia de investimento no setor vai trazer benefícios, com empregos diretos e indiretos para a comunidade”, explica Aragão.

A cidade de Pedro II é o local que tem a única reserva de gemas nobres de opala no Brasil, portanto, a segunda maior do mundo.  “Por meio do conhecimento adquirido nas aulas, o aluno pode atuar na confecção de joias, criando o seu produto, uma identidade artística. A opala é preciosa, portanto é um investimento que certamente trará crescimento para a população”, explica o superintendente da Sedet.   

Parceria

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico firmou, recentemente, parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). A ideia é projetar uma escola de referência no trabalho com a opala na cidade de Pedro II. 

Fonte: Com informações do Governo do Piauí



COPYRIGHT © 2015 TUDOECONOMICO.COM | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS