Teresina Digital dá celeridade à abertura de empresas

A iniciativa integra todos os processos com um único envio de documentos.

Teresina, PI - O processo de abertura de empresas em Teresina será mais célere a partir de agora. Está em funcionamento o Sistema Teresina Digital, que representa a adesão integral da capital piauiense à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A iniciativa integra todos os processos com um único envio de documentos.

Com a adesão, o trâmite de abertura de empresa poderá ser finalizado em um prazo médio de 45 dias. Atualmente, em média, uma empresa leva cerca de 110 dias para ser aberta na capital piauiense

“Todas as empresas, a partir de agora, poderão resolver seus procedimentos a partir do sistema Teresina Digital. Nele, haverá o processamento automático de informação, o que dá mais celeridade para abertura de empresas”, afirma o coordenador especial da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Alexandre Castelo Branco. Ele lembra que, nesse primeiro mês, o sistema funcionará de modo experimental. “Nesses primeiros dias, vamos observar o fluxo dos processos e fazer algumas correções, o que pode aumentar o prazo médio. A fase inicial poderá trazer algum desconforto para os requerentes e estamos prontos para receber as reclamações e buscar soluções”, complementa.

Alexandre Castelo Branco explica que, para empresas de baixo risco, o tempo pode ser de apenas de 24 horas. “Isso vai depender da consulta prévia em relação à localização do imóvel, ao nome da empresa e ao tipo de serviço que ele vai ofertar. Nossa intenção é que o ganho ocorra tanto na fase de consulta prévia, quanto nas etapas seguintes que resultam na liberação do Alvará”, afirma.

Com a implantação do Sistema Teresina Digital, os transmites serão realizados de forma online. A intenção é zerar a abertura de processos em papel. “A partir do lançamento desse sistema, os processos que envolvam as empresas serão desburocratizados e terão um tempo mais reduzido. Para isso, todo o fluxo foi remodelado assim como houve uma alteração na classificação do grau de risco. Queremos também que todos os processos sejam feitos online, reduzindo a zero o número de empresas abertas com processos em papel”, ressalta.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


COPYRIGHT © 2015 TUDOECONOMICO.COM | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS